Quem sou eu?


Treinando aos 16 anos..
Desde pequeno Alexandre sempre se encantou com a capacidade que o corpo tem de gerar movimento. "As vezes ficava observando meus dedos fecharem e abrirem e imaginava como aquilo era possível", recorda Alexandre.
Começou a praticar exercícios regulares aos 15 anos. E trocava as leituras obrigatória do colégio por livrinhos de wushu, caratê e ginástica, os quais pegava na biblioteca pública da cidade. Lia atentamente e seguia todos os exercícios, as vezes sem saber ao certo o que estava fazendo.
Alguns filmes de ação também eram inspiração para ele tentar todos aqueles movimentos... Jean Claude Van Damme, Steven Seagal, Jackie Chan e mesmo o lendário Chuck Norris eram idolos nos quais ele se inspirava.
Tambem sempre se preocupou muito com alimentação, desde a adolescência ele olha o valor nutricional dos alimentos e se certifica de que aquilo que vai comer não vai estragar todo seu esforço durante os treinamentos. Alexandre não come carne vermelha no seu dia-a-dia, "mas isso é um hábito que começou naturalmente e foi se fortalecendo dia após dia", completa.

Cursando educação física se interessou por fisiologia do exercício, onde aprendeu como o corpo funcionava durante o exercício... Foi que decidiu fazer pós graduação nesta disciplina para aperfeiçoar um conhecimento que é de suma importância.


Hoje Alexandre possui duas especializações, é pós graduado em fisiologia do exercício e treinamento desportivo pela Universidade Federal de São Paulo. E está sempre em constante aprendizado, fortalecido com cursos, leituras, amizades e experiência.
Currículo completo:
(http://lattes.cnpq.br/9296984757484291)
Na página do facebook encontra-se mais informações, artigos, fotos e vídeos sobre Alexandre:
(http://www.facebook.com/AlexandreCastroAlves)
"Amo o que faço e ver o resultado daquilo que gosto nos meus alunos é uma satisfação incrível. Se não fossem eles não valeria de nada o que estudo, pratico ou aprendo. Meus alunos são a alma do que faço", termina o treinador.


Perguntas e Respostas com o Fisiologista do Exercício Alexandre:

Como é sua rotina de treinamento?
Bom, treino 4-5 vezes por semana. Sempre dei muita importância mais à parte "neural" da coisa que a parte "morfológica", ou seja, equílibrio, força, agilidade, resistência e potência sempre foram mais importantes pra mim do que hipertrofia. Eu periodizo meu treinamento anual focando todas essas capacidades. Amo movimentos marciais artistícos, acrobácias e etc, então procuro sempre incluir alguns treinos focando tais movimentos. O Yôga faz parte do treinos diários, nem que for 15 minutinhos... Mas não deixo de treinar a tão importante conecção entre corpo e mente.

Quais comidas saudáveis você tenta comer regularmente?
Gosto de cozinhar, mas não gasto muito tempo fazendo isso em função da minha agenda. Mas variados tipos de grãos estão incluídos na minha dieta diária. Como regularmente castanhas e aveia também.

Tem algum habito NÃO-saudável que você precisa no seu dia-a-dia?
Sim... No cinema eu não dispenso a pipoca. E com manteiga, por favor. :-)

Qual conselho saúdavel você gostaria de compartilhar com os outros?
Penso que conselho se fosse bom não era dado, era vendido... Mas digo que nosso corpo é um dos bens mais preciosos que temos, e o tempo é uma coisa que ninguém segura. Então cuidar de sí mesmo hoje será um grande presente para você mesmo amanhã. Manter uma alimentação saudável e praticar uma atividade física regular pode fazer toda a diferença pra você daqui 10-20 anos.

O que te motiva a buscar sua mais alta performance, seja na vida ou seja nos treinos?
LIMITE. Essa é a palavra. Colocar o corpo (ou qualquer outra coisa) no limite é o que me traz emoção. Gosto de limites e não acredito em nenhum deles. Sempre podemos ser melhores - SEMPRE. Saber que posso ser melhor que ontem e pior que amanhã é a grande motivação que me leva a lutar cada dia para ser melhor que ontem e pior que amanhã. Seja nos treinos... Seja na vida.


Currículo Lattes:
cnpq: http://lattes.cnpq.br/9296984757484291