Ganhando força com treino nas Argolas


Alexandre executando Back Lever
As Argolas é um aparelho usado na ginástica artística masculina. Este aparelho consiste em duas argolas presas por fitas. Em competição existe uma padronização para as argolas especificadas pela Federação Internacional de Ginástica, seguindo as seguintes medidas:
Diâmetro das Argolas: 18 cm,
Distância do ponto de fixação até o lado mais baixo interno da argola: 3 metros,
Distância entre os dois pontos de fixação: 50 cm.
Em competições as melhores performances são as quais mantem as argolas o mais paradas possível (sem tremer) durante a série/rotina. Mas o usos das Argolas não se limita somente ao esporte e competições, muitos usam-na para deixar a preparação física ainda melhor.

Este aparelho pode ser pendurado em qualquer lugar e o ponto interessante desta ferramenta é que ela irá sempre se mover e trabalhar o seu ponto mais fraco.

O brasileiro Arthur Zanetti executando o Iron Cross
um dos movimentos mais difíceis feito nas argolas
Ter uma preparação anterior dos musculos estabilizadores, principalmente de ombros, para suportar a intensidade do treinamento nas argolas é fundamental para o ganho de força nos treinamentos sem que aja risco de lesão. Todos os movimentos avançados são baseados e tem início em movimentos básicos de suportar o próprio corpo nas argolas. Segurar o corpo nas argolas refere-se simplesmente ao fato de segurar-se nelas com os braços retos ao lado do corpo (posição de sentido) com as pernas relaxadas... E assim tudo começa... Mas para muitos somente segurar esta posição inicial é um grande desafio. Ainda, para este movimento ter muito mais produtividade ele deve ser feito com as mãos voltadas para fora - para conseguir ver isso, coloque suas mãos para cima como se fosse fazer barra com pegada supinada (palmas vontadas para seu rosto), então baixe seus braços do seu lado mantendo a posição das mãos. Assim é ainda um pouco mais difícil.

A série nas argolas por mais fácil e básica que seja requer muita força, estabilidade e controle.



Para um trabalho de força inicial é importante focar em três elementos: segurar o próprio corpo, front lever e back levers. Para cada elemento existe variações do mais fácil ao mais difícil nível.
Front Lever
Se preparando e conseguindo executar estes três elementos com controle irá dar-nos base e suporte para movimentos mais avançados que exijam mais força no futuro. Segundo Christopher Sommer, treinador do time nacional junior de ginástica dos Estados Unidos, "não sendo capaz de executar estes movimentos solidamente fará com que seu devenvolvimento de força nas argolas seja comprometido no futuro."
Depois que estes movimentos forem alcançados podem-se, também, incluir exercícios como mergulho, o mesmo que nas paralelas, e depois progredir para muscle ups, o qual irá progredir para rolamento para frente seguido de muscle up, e etc etc etc.

Treinar nas argolas é muito desafiador e também divertido. Sem dúvidas é uma ótima e fundamental ferramenta para ajudar nos ganhos de força para membros superiores. No esporte o aparelho é somente para homens, mas para a preparação física e treinamento este é de suma importancia para as mulheres também, e há as mulheres que são até melhores que muitos e muitos homens por aí.

Mas para o melhor aproveitamento dos exercícios é importante um programa de treino inteligente onde pode ser implementado as progressões necessárias para um treino seguro. Lembrando que todos os movimentos avançados possuem variações mais fáceis, os quais - todos - se iniciam da posição inicial de suporte do corpo. Treinar bastante as posições de suporte básicas irão te dar uma ótima base para o futuro.
São os pilares (as bases) que fazem com que tudo o mais funcione. Não importa o que você esteja fazendo ou tentando realizar - não deve ignorar os fundamentos se o seu objetivo é ser o melhor.
Michael Jordan no livro Nunca Deixe de Tentar

Dois meses depois do video acima...


O segredo de todo treinamento é informação, instrução e paciência. Com boa informação, instrução de um bom professor e muita paciência, teremos os melhores resultados em qualquer aparelho, acessório, esporte ou método.

Dica de leitura:

Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Ganhando força com treino nas Argolas foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 6 de mai. de 2012. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: , ,