O Tempo, o Estresse, a Causa e o Efeito!

O Tempo, o Estresse, a Causa e o Efeito!
por Alexandre Castro Alves

Muitas coisas na vida você pode parar, mas uma das coisas que você não pode parar é o tempo. Ele vai passar... É só uma questão de tempo.

Quando as pessoas vêem meus alunos treinando e depois (ou as vezes na mesma hora) me abordam ou abordam meus alunos perguntando: "nossa, que legal, com quanto tempo de treino dá para fazer igual ela(e)?"
Geralmente não respondo, mas quando respondo vejo logo o "deixa pra lá" nos olhos do indivíduo.

Os movimentos que chamam mais atenção, óbvio, levam muito mais tempo para serem executados.

Sou feliz por ter 90% dos meus alunos de longa data (2 anos ou mais). Os mais avançados batem mais de 3 anos de treino embaixo da minha asa, geralmente começando sem ao menos fazer uma única barra.

Então sabemos que o crucial para melhorar é: O tempo!

Não importa o que você quer na vida. Saiba que o melhor movimento, o melhor da vida, exige tempo.
O corpo demora para regenerar, reconstruir, se adaptar, etc e etc. Nada significativo acontece do dia para a noite. Precisa de repetição e paciência. O melhor sempre está por vir...

Um dentista precisa de tempo para corrigir um dente torto (geralmente 1 ano ou mais), mas ele corrige! Já disse isso antes, mas não custa repetir: já ouvi muitas vezes, de muitos professores, que flexibilidade só muda significativamente se treinar desde pequeno. Isso foi a pior besteira (ok, uma das...) que já ouvi na minha carreira.

Como já sabia Julius Wolff (1836-1902) no século XIX, os ossos e outros tecidos irão se remodelar como resultado de um estresse aplicado ao tecido. Isso ficou chamado como Lei de Wolff.

O curioso nisso tudo não é o fato da adaptação. A adaptação já é sabida cientificamente hà mais de 200 anos atrás. O curioso quanto a isso é sobre o estresse...

...Quanto, quando, como e onde? ;-)

Lembre-se: você fazer um treino, um estudo, um trabalho ou seja lá o que for de um "jeito porcaria", o tempo vai passar. Se fizer um treino, um estudo, um trabalho ou seja lá o que for de um "jeito sangue nos olhos", o tempo vai passar também.

O mesmo tempo que você usa para fazer algo fútil, poderia ser usado para algo útil. A diferença entre meninos/meninas e homens/mulheres é que os últimos fazem o que tem que fazer, sem se preocupar com por quanto tempo farão.

Disse uma vez meu pai: "preguiçoso faz trabalho dobrado!".

Aproveitem o tempo de vocês.
Leiam bons livros.
Assistam bons filmes.
Aprendam de bons professores e bons amigos.
Brinquem de boas brincadeiras.
Se espelhem em boas pessoas, em bons artistas.

Assim você irá galgar degrau a degrau rumo ao seu objetivo... E ele chegará... Custe o tempo que custar!


facebook.com/ACAFitnessTraining
instagram.com/acafitness
twitter.com/acafitness


* Para informações sobre nosso programa de Online Coaching, envie um email para contato@acafitness.com.br
Somente para pessoas realmente interessadas em preparação física.

Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo O Tempo, o Estresse, a Causa e o Efeito! foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 5 de ago. de 2015. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: , ,