Alongamento Diagonal em Pé

O Alongamento Diagonal em Pé é uma ótima opção de progressão (e muito superior) ao Alongamento dos Musculos Flexores do Quadril convencional já abordado no site.
Este alongamento aparentemente fácil é de grande dificuldade de execução para a maioria das pessoas pois inclue sobrecarga e instabilidade em um único movimento, assim além de alongar os flexores do quadril irá requisitar o equilíbrio para manter a posição e a resistência de força na perna de trás para manter a postura. Esta postura vai também trazer grandes benefícios para a flexibilidade da coluna, assim melhorando pontes, agachamentos, lunges/afundos, etc.


Para àqueles que não conseguem se manter na posição e/ou não alcançam o calcanhar, vai algumas dicas:

* Comece o exercício com a perna da frente semi-flexionada ao invés de manter o joelho estendido - como no vídeo que está estendido - isso facilitará a manter o equilíbrio durante a posição;
* Com a perna da frente semi-flexionada, busque tocar com a mão oposta a perna de trás por partes, progredindo da seguinte maneira: 1°) tocar atrás da coxa; 2°) tocar atrás do joelho; 3°) tocar o meio da panturilha; 4°) ir deslizando do meio da panturilha até tocar o calcanhar.;
* Assim que conseguir alcançar o calcanhar com a perna da frente semi-flexionada, é hora de deixá-la estendida e seguir as mesmas progressões ditas acima.
* Pode-se manter a postura por 20-60 segundos de cada lado, e fazer de 1-4 séries (cada perna) alternando as pernas.

Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Alongamento Diagonal em Pé foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 13 de out. de 2012. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: ,