Progressões para Back Lever

Back Lever (BL) é um movimento estático fundamental no treino com Argolas. Mas também pode - e deve - ser executado também na Barra Fixa. O BL é uma posição que irá trabalhar intensamente toda a cadeia muscular posterior desde as coxas até as costas e também a região anterior do ombro como peitorais e ombros.



Tuck BL
Esta é a posição inicial para o treinamento do BL. O corpo em posição de "bolinha" facilita o movimento diminuindo a tensão nos ombros, lembrando que a minima extensão da coluna irá intensificar a posição.

Flat Tuck BL
Esta é a posição "bolinha" mas com as costas reta. O que intensifica o trabalho dos ombros e ativa consideravelmente a coluna lombar.

Straddle BL
Esta é uma variação mais próxima do BL com o corpo completamente extendido porém pernas abertas (straddle). O ato de afastar as pernas torna o movimento mais fácil pois aproxima o centro de massa do eixo (ombros).

Half BL
Fechando as pernas torna o exercício o mais intenso possível, quando ainda não há o preparo adequado dos ombros e cadeia muscular posterior então a variação Half BL, com os joelho em 90°, ajuda a diminuir a intensidade do exercício

Back Lever
Corpo totalmente paralelo com o chão e totalmente extendido.



Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Progressões para Back Lever foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 12 de jul. de 2012. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: ,