Progressão!

Hello!
Tudo bem com você?

Progressão. Vem da palavra Progredir (pro-gre-dir)
v.i. Caminhar para frente, avançar. Melhorar; aperfeiçoar-se; desenvolver-se.
Talvez você não saiba o quanto essa palavra pode (e deve) significar no seu treinamento.
Progredir, ou evoluir seu treino é muito importante para uma melhora constante no condicionamento físico. Todo e qualquer exercício sempre tem uma progressão. Sempre!
Você sempre irá evoluir, desde que saiba a base e domine os fundamentos. Desde uma simples flexão de braços de joelhos até a flexão de braços em planche, existem diversos steps, ou degraus à serem gaugados. E isso vale para todos os exercícios.

É importante para o professor saber qual é o exercício base de cada exercício avançado. Não adianta, ou melhor, pode trazer complicações, você pular etapas. Podemos usar como analogia a exercício correr. Bom, você pode não perceber mas antes de correr você engatinhou, depois andou todo cambaleante se apoiando em tudo, depois começou a dar os primeiros passos, e enfim começou a correr (para desespero dos pais).
Pular os exercícios base seria o mesmo que não passar pela fase de engatinhar. Se você pegar um bebê que ainda não sabe andar, e colocar ele em pé, o que acontece? Ele vai cair. As articulações e musculos dele ainda não estão preparadas para tal movimento.
Pegando ainda o exemplo que dei acima (progredir da flexão de joelhos para flexão em planche), fazer as flexões de braços iniciais irá preparar suas articulações (punhos, ombros, abdome, etc.) para ir - aos poucos - resistindo o peso do próprio corpo.

Todo exercício avançado tem uma base! Da cambalhota evoluimos para um mortal; de uma invertida de cabeça evoluimos para uma parada de mãos; e por aí vai...

Conheçam a célula de cada exercício, o núcleo de cada um, as bases. Entendendo e tendo essa sensibilidade o aprendizado fica mais fácil e seguro e logo mais não haverá limites para o que o seu corpo poderá fazer.

Fica a dica, para professores, alunos e também os entusiastas do exercício: PROGRIDAM!
Esse é um dos segredos de fazer de pessoas comuns se transformarem em ninjas!

Forte Abraço,
Ale

Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Progressão! foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 1 de fev. de 2012. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: , , , ,