Macaquices ???

Fala gente boa! Firmeza, manos? rsrs
Espero que sim!

Estes dias me vieram perguntar porque meus alunos faziam tantas "macaquices", se referindo aos diversos tipos de treinos que cada aluno faz...
-agachamento em cima da bola suíça;
-saltos pliométricos em steps;
-pular corda;
-exercícios de flexibilidade para fazer espacate;
-intervalos de descanso treinando equílibrio andando de um lado ao outro na barra;
-fazer parada de mãos (plantar bananeira)
-fazer ponte...
...e muitas outras... "macaquices".
melhor fazer flexão "flutuando" do que fazer flexão normal ;-)

Bom... Essas macaquices ou melhor definindo: exercícios mais complexos envolvendo flexibilidade, equilíbrio e coordenação - não tem como objetivo - só - fazer meus clientes "pagarem micos". rsrs
Cada um dos exercícios tem objetivos específicos e motivos particulares ao treinamento de acordo com cada cliente, dependendo do nível de cada um deles.
Após alguns meses de treino o indivíduo já tem pré-requisitos para evoluir como um todo nas suas capacidades; e não só desenvolver infinitamente só um aspécto, como geralmente vemos por ai (os eternos programas de treinos "3x10").
Lembrando que o corpo como um todo é uma ilha imensa a ser explorada, com capacidades e habilidades que mesmo você não conhece que você tem... Até que venha um "louco" e lhe mostre do que é capaz.

Eu digo que, antes de tudo, estamos envelhecendo... E junto com o tempo estão indo embora também nosso equilíbrio, flexibilidade, coordenação e tudo mais. Então quanto mais elevarmos nosso nível de performance nestes elementos todos, com mais qualidade de vida chegaremos na terceira idade.

Deixo aí uma mensagem aos meus queridos alunos: se hoje vocês fazem 8 repetições, sofrendo, de agachamento com muito peso nas costas... E ainda depois se equilibram na bola ou pulam várias vezes em cima de um banco alto... Tenham certeza, de que quando tiverem 90 anos, subir 8 degrais... Se equilibrarem para tomar banho e passar por algum obstáculo, certamente, será uma tarefa muito, mas muito mais fácil de executar.

"O ser humano tende a criticar àquilo que não conhece, pois afinal... Ninguém sabe de nada mesmo."
Alexandre Castro Alves (eu)

As pessoas se preocupam demais com estética, gorduras, hipertrofia... E esquecem - não sabem - que tudo está interligado. Não devemos treinar só hipertrofia, só aeróbio, ou só seja qual coisa for. Mesmo que o foco seja um em particular, mas precisamos dos outros fatores se quisermos o "foco principal" sendo desenvolvido na máxima performance e eficiência.
Se tivermos boa coordenação, flexibilidade, equilíbrio... Estou certo de que será mais fácil fazer um agachamento com uma carga maior, mais qualidade, recrutar mais fibras, esgotar mais glicogênio e alcançar mais hipertrofia com a recuperação e assim conquistar àquele bumbum, àquela perna... etc!
O corpo não se divide em sistemas, isso é pra fins somente didáticos. O corpo é um sistema único integrado... Tudo está conectado.

Pra quem não faz "macaquices": que comece a fazer! Você pode precisar um dia! ;-)

Quanto mais vocês aumentarem o nível de condicionamento de vocês como um todo, com mais qualidade de vida vocês ficarão quando estiverem velhinhos.

Abraço à todos,
Ale

Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Macaquices ??? foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 26 de mar. de 2011. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: , ,