Pliometria & Estabilização...

Fala galera!!!
Tudo bem com vocês?

Hoje vou falar um pouquinho sobre treinamento de potência e estabilização utilizando pliometria e sobre a importância do treinamento da estabilização de músculos e articulações.

A palavra pliometria vem do grego plethyeien, que significa obtenção de maiores distâncias no salto.
O termo pliometria foi introduzido pelo treinador norte-americano Fred Wilt em 1975. Essa técnica tornou-se popular nos anos 60 e 70 e foi responsabilizada pelo sucesso dos atletas do leste europeu na época.Os treinadores norte-americanos já usavam saltos com bancos, o pular corda, porém não conheciam sua base fisiológica. Foi então, o treinador soviético Yuri Verkhoshanski, durantes o final da década de 60, quem começou a transformar o que eram apenas saltos aleatórios, em treinamento pliométrico organizado.

A pliometria gera melhora em todo sistema neuromuscular, especialmente na velocidade de contração. No entanto, outros métodos podem/devem ser empregados complementando os exercícios pliométricos para gerar força muscular e conseqüente potência muscular.
Musculos com boa flexibilidade e estáveis podem exercer melhor potência.

A pliometría é um método de treinamento composto por exercícios de natureza simples, e muitos destes podem ser considerados como uma evolução dos movimentos mais comuns que preenchem o cotidiano da maioria das pessoas podendo, inclusive, serem praticados em qualquer ambiente. Por exemplo, pra quem já faz agachamento, se fizer uma adaptação, com uma carga um pouco menor e ao final do movimento executar um pequeno salto: tcharam!!! Estará fazendo um treino pliométrico.
Então estes exercícios são muito fáceis de se aplicarem no treino, e fazem uma grande diferença no desenvolvimento como um todo das capacidades físicas.


 Roberta executando uma sequência de pliometria e estabilização; focando potência de peitorais, tríceps e estabilização de ombros e músculos do core.

Treinar a estabilidade de músculos e articulações é muito importante para uma base de qualquer treino. Pois os músculos estando mais firmes e as articulações mais estaveis diminui-se o risco de lesões.
Assim como os exercícios pliométricos, exercícios de estabilização também são de fácil aplicação e podem ser um "extra" no treino de vocês.
Nesta playlist do meu canal do youtube vocês podem encontrar diversas ideias de exercícios legais para trabalhar a estabilização do corpo: http://www.youtube.com/view_play_list?p=56B0CA1CE13C8EB0

Espero que tenham gostado,
Venham ser a próxima vítima!!! :-)
Abraços,
Ale

Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Pliometria & Estabilização... foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 7 de fev. de 2011. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: , , , , , ,