Efeitos da música na intensidade do exercício...

Oi gente! Tudo bem com você?

Bom, você provavelmente não precisa de um fisiologista do exercício para te dizer que a música faz o exercício ficar mais divertido, mas qual é o efeito da música na performance?

Musica é como uma droga lícita para os atletas,” diz um dos melhores cientistas em música e exercício do mundo, Costas Karageorhis, Ph.D. da London’s Brunel University School of Sport and Education, “Ela pode reduzir a percepção de esforço significamente e aumentar a resistência por muito mais que 15%."

Em 20 anos de pesquisa Karageorghis identificou três coisas primárias sobre a música que poderia possivelmente influenciar a performance do exercício:
1- a tendência à se mexer no tempo e sincronia do som.
2- a tendência da música à aumentar ansiedade.
3- a tendência da música à distrair o indivíduo do disconforto que o exercício poderia trazer.

Bom... Eu digo à vocês que as três coisas já aconteceram comigo na prática!
Na primeira situação, pulando corda, com música a gente tende a pular nas batidas da música, o que deixa muito mais estimulante e motivante para manter o ritmo.
Na segunda situação, se seguimos uma determinada coreografia, por exemplo, ficamos ansiosos ao chegar no refrão. Isso aumenta mais os batimentos e provoca alterações positivas no corpo para melhorar a performance.
Na terceira situação... Quem já tentou correr 10km com música? Já tentaram sem música? Com música dá pra gente se distrair muito mais!

Enquanto cada um destes estudos podem parecer específicos em foco, quando considerados todos juntos com um corpo de pesquisa eles complementam cada um muito bem, provendo uma clara mensagem sobre como ouvir certos tipos de músicas durante um treino pode afetar positivamente o programa de exercício de um individuo.

Observaram que se você aumenta a frequência de batidas da música as pessoas tendem a ir mais rápido e treinar melhor.

Ouvindo música, você tende a treinar melhor e a curtir mais o exercício porque seu foco é menor em respiração e percepção do esforço que você está fazendo. A música pode te motivar a treinar mais forte.

Este tipo de notícia é música para nossos ouvidos!
Então galera...
...SANGUE NOS OLHOS e muita MUSICA!!!

Eu e minha aluna Vivianne Ohara pulando corda ao som de Objection da Shakira.

Abraços à todos,
Bom treino!

Ale

Referência:
*CARL FOSTER, Ph.D., and JOHN POCARI, Ph.D., with MARK ANDERS. ACE-sponsored Research: Exploring the Effects of Music on Exercise Intensity. www.acefitness.org. Disponível em (https://www.acefitness.org/certifiednews/images/article/pdfs/MusicStudy.pdf) acesso dia 18-Jan-2011

Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Efeitos da música na intensidade do exercício... foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 18 de jan. de 2011. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: