Ler tambem é um exercício!

Fala gente!!!
"Eu tô vendo, você tá balançando. Tô sentindo, que tá todo mundo gostando!"
[música da Ivete Sangalo na cabeça... "Eu tô vendo" do album Deixa Entrar]
:-)

E ai amigos meus...
Vocês andam treinando vossos corpinhos? Sim? Maravilha! :-)
Tá... E o cérebro de vocês, como vai?
Sabiam que o cérebro também é um "ser" treinável?
Então, é!

A leitura é uma ótima forma de exercitar essa maquininha cinzenta que controla todo nosso corpo.
Os benefícios de ler são cientificamente comprovados! ;-)
Pesquisas indicam que crianças que tem o hábito da leitura incentivado durante toda a vida escolar desenvolvem seu senso crítico e mantém seu rendimento escolar em um nível alto. 
Um estudo dos EUA analisou que o cérebro processa histórias lidas de forma parecida ao modo como armazena acontecimentos reais.
Quando lemos um livro simulamos na imaginação as situações no decorrer do livro baseados no que já vivenciamos.
Os pesquisadores da Universidade de Washington (EUA) monitoraram as ações do cérebro durante a leitura de histórias buscando um ângulo diferenciado dessa vez. Um deles associou palavras à regiões específicas do cérebro. A leitura da palavra “andar”, por exemplo, ativa a mesma região do cérebro que o movimento real de andar.

Poderiamos dizer então que além de treinar o cérebro você treina de forma indireta outras partes do seu corpo! Então, galera, muito livro de ação "na veia" hein!!! :-)

Tem diferença entre os que aprenderam a ler na infância e aqueles alfabetizados na fase adulta : os primeiros possuem mais redes e, por treino de leitura, conseguem ler mais palavras por minuto. Quanto mais estimulado pela leitura, mais complexas são as redes neurais.

Então espero que tenham lido este post ;-) e que invistam em seu treino cerebral pois é o melhor método de treino para alcançar a educação, cultura, conhecimento... e outros inúmeros benefícios! Experimentem!


Abraço a todos,
Boa leitura!!! :-D
Ale


Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo Ler tambem é um exercício! foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 21 de nov. de 2010. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: