One Arm Pushup (Flexão com Uma Mão)

Fala ai Pessoal!
Tudo ok? Espero que sim...

Hoje vim aqui escrever, muito contente pois mais um aluno (ou melhor, aluna) entrou pro time dos que fazem flexão com apenas uma mão. :-)
Fazer este exercício não é pra qualquer um, exige muito treino e um bom preparo geral do corpo - muscúlos do core, perfeita estabilização de ombros, quadrís, abdome, uma ótima sincronização neural entre músculos e neurônios, além de muita força no "bracinho" para poder sustentar o próprio corpo.
Este exercício é mais executado por lutadores, mas é uma ótima opção e um ótimo desafio para quem quer dar uma variada no treino.
Existem inúmeras variações da flexão com uma mão, assim como na flexão de braços normal.
Mas para quem quer se arriscar, aqui vai algumas dicas:
  1. Comece do básico... flexão usando os joelhos para quem não consegue usando os pés, faça na parede caso não consiga no chão.
  2. Assim que conseguir fazer flexão normal, tente executar ao menos 20-30 repetições com a técnica perfeita, para então começar a treinar posições mais avançadas.
  3. Tente fazer flexão usando uma bola de basquete ou medicine ball em uma das mãos, vai alternando entre uma e outra... procure jogar o peso do corpo mais na mão que fica no chão que na mão que apoia sobre a bola.
  4. Trabalhe os músculos abdomais! O abdome deve estar firme e forte... assim como oblíquos, laterais, inferiores e o reto abdominal.
  5. Faça flexão com os pés mais alto que a cabeça (usando um step, parede ou banco).
  6. Faça flexão com os pés sobre uma swiss ball. Vai ajudar muito no trabalho da estabilidade.
  7. Comece tentando fazer com os joelhos no chão, sem ultrapassar seus limites. Quando se sentir confortavel fazendo mais de 15 movimentos passe para o próximo passo;
  8. Tente fazer uma flexão com uma mão só... Do seu jeito. Preste atenção em sua coluna, se a mesma estiver caindo ou "deixando o movimento feio" treine mais um pouco usando seus joelhos.
  9. Comece descendo pouquinho... e faça bastante repetições...
  10. Arrisque! Quando fizer a primeira... ninguém vai mais te segurar! =)
Mas lembrem-se:  sempre procure por um profissional de educação física para que esteja de olho nos seus passos. Exercícios complexos aumentam o risco de lesão caso sejam feitos incorretamente. Antente-se aos seus LIMITES.

E antes de desistir ponha em mente que essa façanha foi feita por outras pessoas... de carne o osso, assim como você!!!
Se eles podem... Você também pode!!! ;-)
Espero que tenham gostado...


Roberta na sua fase final para aprender a técnica.

Abraço a todos!
Obrigado por ler!
Ale

Alexandre C. Alves é Esp. em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

O artigo One Arm Pushup (Flexão com Uma Mão) foi escrito e editado por Alexandre C. Alves na data de 12 de ago. de 2010. Esperamos que este artigo possa ser útil.

Sessões deste Artigo: , , , ,